HORARIO DE ATENDIMENTO: 2ª a 6ª, das 8h às 18h

Tratamentos

O médico mastologista é aquele que realiza o tratamento clínico e cirúrgico de pacientes com doenças das mamas, como fibroadenoma (tumor de mama não cancerígeno), assimetria, ginecomastia (crescimento da mama em homens), mastite e câncer de mama.

Cabe ao profissional o diagnóstico e indicação do melhor tratamento de acordo com a condição de cada paciente.

Dependendo do problema apresentado, o tratamento pode ser clínico (conservador) ou então cirúrgico.

Tratamento Clínico

O tratamento clínico é utilizado em algumas condições em que não é necessária a intervenção cirúrgica. Veja abaixo em quais casos é possível aliviar os sintomas por meio de opções conservadoras.

Dor mamária 

A dor mamária, conhecida como mastalgia, é um sintoma relativamente comum que afeta cerca de 70% das mulheres, e que, na maior parte das vezes, é causada por fortes alterações hormonais, como acontece na menstruação ou menopausa, sutiãs apertados, gravidez, amamentação ou atividade física.

Quando a dor incomoda muito, o ginecologista poderá indicar o uso de alguns medicamentos, a depender dos sinais apresentados e as causas. Além disso, uma ótima dica é aplicar compressas mornas sobre os seios para reduzir a dor.

Nódulo de Mama

Um nódulo na mama é um espessamento ou uma saliência cuja textura é diferente do tecido mamário ao redor. Eles são relativamente comuns e geralmente não são cancerosos.

Às vezes, eles são acompanhados por secreção no mamilo ou alterações na pele, como irregularidades, vermelhidão, textura com covinhas ou estiramento da pele.

O tratamento pode incluir o uso de um sutiã macio e sustentador, como um sutiã esportivo, além de analgésicos, como paracetamol ou um medicamento anti-inflamatório não esteroide para ajudar a aliviar os sintomas. Em alguns casos, os nódulos são drenados.

Cisto de Mama

O cisto de mama é um saco cheio de líquido na mama, que geralmente não é cancerígeno.

Eles são comuns em mulheres entre 35 e 50 anos, porém geralmente desaparecem após a menopausa.

Normalmente, não é necessário tratamento, mas se o cisto for grande ou desconfortável, poderá ser drenado com uma agulha fina.

Mastite

A mastite é uma inflamação da mama que provoca sintomas como dor, inchaço ou vermelhidão. Ela pode ou não ser acompanhada de uma infecção e provocar febre e arrepios.

Esse problema é mais comum em mulheres que estão amamentando, principalmente nos três primeiros meses após o nascimento.

O tratamento para mastite envolve: repouso, aumento da ingestão de líquidos, uso de compressas mornas nas mamas, remédios analgésicos e anti-inflamatórios, esvaziamento da mama infectada e uso de antibióticos quando se comprova o envolvimento de micro-organismos.

Tratamento Cirúrgico

O tratamento cirúrgico é indicado, principalmente, em casos de câncer de mama, seja ele para prevenção, reconstrução ou até mesmo biópsia.

Cirurgias Oncológicas

Existem dois tipos de cirurgias oncológicas para o câncer de mama: a mastectomia e a cirurgia conservadora de mama. 

No primeiro caso, há retirada total do tecido mamário enquanto a conservadora mantém a parte da mama que não contém o tumor.

Cirurgias de Prevenção

A cirurgia oncológica de prevenção (mastectomia profilática) é feita com o intuito de prevenir o desenvolvimento de um câncer e consiste na remoção de um tecido que apresenta elevado risco de ter câncer, ainda que não exista nenhum sinal da doença no momento.

Mulheres que têm histórico familiar de câncer de mama e que apresentam uma determinada alteração nos genes específicos que têm relação com a doença podem receber a recomendação da mastectomia profilática como forma de prevenção.

Cirurgias Reparadoras

A cirurgia reparadora é recomendada para a paciente que teve câncer de mama e realizou mastectomia (retirada parcial ou completa das mamas). Ela é essencial para devolver a sua qualidade de vida.

Quando acontece a retirada parcial, é possível recorrer à reparação por mamoplastia, com o tecido da própria mama.

Cirurgias de Reconstrução 

A cirurgia oncológica de reconstrução é feita para recuperar esteticamente alguma parte do corpo que sofreu com outros procedimentos. Ela ainda é feita para restaurar a função da mama após a mastectomia.

Cirurgias para Biópsia

A biópsia é um tipo de cirurgia que envolve a retirada de uma amostra do tumor para que sejam feitos exames, determinando se é um câncer ou não, o seu tipo, o seu estágio, e outras características.

Clínicos

Dor Mamária

Causada por fortes alterações hormonais, como acontece na menstruação ou menopausa, sutiãs apertados, gravidez, amamentação ou atividade física.

saiba mais

Nódulo de Mama

Espessamento ou uma saliência cuja textura é diferente do tecido mamário ao redor e, normalmente, não é cancerígeno.

saiba mais

Cisto de Mama

Saco cheio de líquido, que geralmente não é cancerígeno, muito comum em mulheres entre 35 e 50 anos.

saiba mais

Mastite

Inflamação da mama, comum em mulheres que estão amamentando, que provoca dor, inchaço e vermelhidão.

saiba mais

Cirúrgicos

Cirurgias Oncológicas

Na mastectomia há a retirada total do tecido mamário e na cirurgia conservadora preserva-se a parte que não tem tumor.

saiba mais

Cirurgias de Prevenção

Remoção de um tecido que apresenta elevado risco de ter câncer a fim de prevenir a doença.

saiba mais

Cirurgias Reparadoras

Recomendada para a paciente que teve câncer de mama e realizou retirada parcial ou completa das mamas.

saiba mais

Cirurgias de Reconstrução

Feita para restaurar a função da mama após a mastectomia, devolvendo a qualidade de vida.

saiba mais

Cirurgias para Biópsia

Retirada de uma amostra do tumor para que sejam feitos exames, determinando se é um câncer ou não.

saiba mais

Equipe Multiprofissional

Conheça mais

Blog

Quem já teve câncer de mama pode usar prótese de silicone?

A mama é uma das partes do corpo feminio que mais levantam a autoestima das mulheres. Por isso, ao sofrer com o câncer de mama, muitas mulheres...

saiba mais

3 motivos para realizar mamografia

Todo mundo já sabe que o exame de mamografia é um dos mais importantes que deve ser realizado pelas mulheres. Isto por conta da sua importância...

saiba mais

Mastologia cuida de quê?

Esta é uma especialidade da medicina responsável por cuidar da saúde da mulher, assim como o ginecologista.  No entanto, este...

saiba mais

Quando procurar um mastologista em Presidente Prudente?

Você sabe qual a atuação de um especialista em mastologia ou quando procurá-lo? Ou está em busca de um profissional de excelência na...

saiba mais