HORARIO DE ATENDIMENTO: 2ª a 6ª, das 8h às 18h

Check-up Oncológico

A prevenção contra qualquer tipo de câncer começa com o check-up oncológico, uma vez que, segundo pesquisas, 80% dos tumores poderiam ser evitados por meio de um diagnóstico precoce.

O check-up oncológico consiste em buscar sintomas e sinais presentes no corpo que possam indicar algum tipo de câncer, e que, dependendo do histórico familiar do indivíduo, os exames podem ser específicos para rastrear um tipo de tumor, como o câncer de mama, sendo ele o que mais afeta as mulheres em todo o mundo.

O fato é que a vantagem do check-up oncológico no diagnóstico é, sobretudo, quanto às melhores possibilidades de tratamento, bem como, a resposta satisfatória do organismo ao método proposto.

A saber, para cada tipo de câncer existe uma bateria de exames que auxiliam o médico especialista a identificar a presença de tumores, no caso das mulheres, em especial o câncer de mama, começam com exames mais simples como uma ultrassonografia, e que com o avançar da idade ou nível de risco para o desenvolvimento da doença, exames mais complexos são exigidos.

Check-up Oncológico para Câncer de Mama

O check-up oncológico para o câncer de mama pode ser feito pelo exame rastreamento do câncer de mama, em que exames são solicitados de acordo com o risco potencial apresentado pela paciente.

Rastreamento do câncer de mama

Esse tipo de exame tem agregado muitos benefícios à pacientes e médicos, já que seu diferencial está em identificar sinais do câncer de mama, sem que a mulher apresente qualquer sintoma.

Logo, o rastreamento do câncer de mama é feito pelo exame de mamografia de rastreamento, que leva esse nome, porque o grupo indicado a fazer o exame ainda não está na faixa de desenvolver o tumor, mas que apresenta algum caso na família, o que eleva a necessidade de investigação médica a fim de evitar as consequências da doença.

Os pontos positivos do rastreamento do câncer de mama se referem a identificar a doença ainda no seu estágio inicial, onde tratamentos menos agressivos podem ser o suficiente para a cura, além de diminuir o risco de óbito, comum em estágios mais avançados do câncer de mama.

Apesar de ser um exame que visa preservar o bem estar e saúde da mulher em longo prazo, este deve ser feito sob orientação médica, já que apresenta alguns riscos, devido o exame ser por meio de ondas de radiação, no caso o raio-x que quando em excesso podem causar câncer também.

Além disso, a mamografia de rastreamento pode trazer alguns resultados como falsos positivos, em que mais exames serão solicitados com o intuito de estabelecer um diagnóstico. Isso por sua vez, pode trazer preocupações ao paciente e expor a exames mais invasivos.

Contudo, contar com um mastologista especializado em câncer de mama pode ser benéfico em que os riscos são controlados e os pontos positivos de fazer o exame de rastreamento sejam, sobretudo, favoráveis à saúde da mulher.

Outros exames de rastreamento do câncer de mama

Imagem de ressonância magnética da mama (MRI)

Indicado para mulheres com alto risco de câncer de mama, o exame possui alta sensibilidade em apresentar lesões que podem ou não ser sinais de câncer. Por isso, esse tipo de exame é complementar a outro que aponte maior probabilidade de tumor.

Exame clínico da mama

Feito pelo mastologista, o intuito é identificar possíveis alterações, tais como o autoexame.

Autoexame

Exame feito pela mulher através do toque e avaliação visual dos seios,  em que o objetivo é buscar alterações da cor da mama, presença de caroços e mudanças no tamanho das mamas.

O autoexame deve ser feito fora do período menstrual e qualquer sinal de alteração é necessário buscar ajuda de um mastologista para melhor diagnóstico.

A princípio, os exames de prevenção contra o câncer de mama começam a partir dos 45 a 50 anos de idade, em que as chances da doença apresentar sinais e sintomas são maiores.

Entretanto, o rastreamento, quando considerando os benefícios sobre os riscos, pode ser feito a partir dos 40 anos, algo que médico e paciente decidem juntos de acordo com as evidências iniciais que justifiquem a realização dos exames.

Quando fazer Check-up Oncológico

A saber o check up oncológico também inclui orientações para uma vida saudável, tirar dúvidas da paciente, em que o médico indica qual a melhor periodicidade de visita.

Isso porque a saúde da mulher é feita de forma integrada, um atendimento exclusivo e diferenciado oferecido pelo Dr. Giuliano Tosello, que inclui médicos ginecologistas especializados em atender as necessidades femininas.

Portanto, mulheres que apresentam casos na família de câncer de mama, podem procurar um mastologista para iniciar o check oncológico, do qual será avaliado a idade, condições de saúde, estilo de vida e outras informações importantes que caracterizam a necessidade e o tempo ideal para os exames de rastreamento.

Blog

Quem já teve câncer de mama pode usar prótese de silicone?

A mama é uma das partes do corpo feminio que mais levantam a autoestima das mulheres. Por isso, ao sofrer com o câncer de mama, muitas mulheres...

saiba mais

3 motivos para realizar mamografia

Todo mundo já sabe que o exame de mamografia é um dos mais importantes que deve ser realizado pelas mulheres. Isto por conta da sua importância...

saiba mais

Mastologia cuida de quê?

Esta é uma especialidade da medicina responsável por cuidar da saúde da mulher, assim como o ginecologista.  No entanto, este...

saiba mais

Quando procurar um mastologista em Presidente Prudente?

Você sabe qual a atuação de um especialista em mastologia ou quando procurá-lo? Ou está em busca de um profissional de excelência na...

saiba mais