Preventivos
As estatísticas apontam que o câncer de mama é a doença que mais atinge mulheres no Brasil e em todo o mundo. A cada ano, são cerca de 29% de novos casos no país.
E fazer check-ups preventivos regularmente é um dos principais fatores para obter um diagnóstico precoce não apenas do câncer de mama, mas também de outras doenças, além de garantir boas chances de cura.
O objetivo dos exames preventivos é detectar a doença antes que ela cause sintomas (como um nódulo que pode ser sentido), garantindo a saúde e bem-estar das mulheres por mais tempo.
Isso porque o tamanho de um câncer de mama e o quanto ele se espalhou são alguns dos fatores mais importantes na previsão do prognóstico de uma paciente com esta doença.
Testes Genéticos
Os testes genéticos devem ser realizados por mulheres com pelo menos três parentes próximos, como, por exemplo, mãe, irmã e filhas, que já desenvolveram câncer de mama e/ou ovário. Outra orientação é verificar se houve casos de câncer de mama no lado materno e paterno abaixo dos 40 anos de idade ou ainda se há casos de câncer de mama em homem da mesma família.
A principal mutação associada ao câncer de mama é a dos genes BRCA1 e BRCA2. Como essa síndrome tem herança autossômica dominante, se um membro possui essa mutação, todos que herdarem esse gene mutado desenvolverão a síndrome.
Sendo assim, os testes genéticos servem para identificar potenciais portadores de risco genético de desenvolver câncer de mama.
Por meio do painel genético é possível fazer um diagnóstico precoce e, consequentemente, adotar uma conduta terapêutica individualizada para fins de aconselhamento genético.
O exame é feito com a coleta do sangue periférico ou da saliva. Usa-se o método NGS – Sequenciamento de Próxima Geração para sequenciar estruturas de DNA e RNA.
Rastreamento
O rastreamento visa a detectar pequenos tumores em mulheres assintomáticas com o objetivo primário de reduzir a mortalidade pela doença. No caso do câncer de mama, a mamografia é o único método de rastreio associado com diminuição da mortalidade pelo câncer.
A ultrassonografia e a ressonância magnética são capazes de detectar pequenas lesões de mama assintomáticas. Contudo, por não haver estudos que mostrem que esses métodos se associam com a redução da mortalidade pelo câncer de mama, eles estão especialmente indicados nos subgrupos de mulheres consideradas de alto risco.
Check-up Oncológico
De acordo com a previsão da Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de pessoas diagnosticadas com câncer será de 22 milhões em 2030, em contraste com os 14 milhões registrados atualmente.
Os principais fatores de risco, associados ao estilo de vida, para o desenvolvimento da doença são:
- Tabagismo;
- Consumo de bebidas alcoólicas;
- Obesidade e sedentarismo;
- Radiação (solar e médica);
- Poluição.
O fator genético também é um fator de risco (não modificável) para o desenvolvimento de uma doença oncológica. Por isso, é fundamental realizar o check-up oncológico para uma detecção precoce da doença.
Entre os exames que devem ser realizados estão:
- Autoexame da mama: essencial para o diagnóstico de câncer de mama. Deve ser realizado mensalmente, a partir dos 20 anos, no terceiro ou quinto dia da menstruação.
- Mamografia e ecografia mamária: possibilita a detecção precoce do câncer de mama. Segundo a OMS, não existindo história familiar de câncer de mama, estes exames devem ser feitos aos 35 anos e repetidos de 18 em 18 meses. Depois da menopausa, o exame deve ser realizado de 2 em 2 anos. No caso de existência de antecedentes familiares, os primeiros exames são realizados mais cedo.
Câncer de Mama
Controle dos fatores de risco conhecidos e promoção de práticas e comportamentos considerados protetores.
saiba maisTeste Genético
Verifica o risco de desenvolvimento do câncer de mama e permite que o médico saiba qual a mutação associada à alteração cancerígena.
saiba maisRastreamento
Identifica alterações sugestivas de câncer e, a partir daí, encaminha os pacientes para investigação diagnóstica.
saiba maisCheck-up Oncológico
Conjunto de exames com o objetivo de rastrear, tratar e prevenir o câncer de mama.
saiba mais