Exames
Sabemos que os sintomas mamários, como dor, secreção e ocorrência de massas são comuns e responsáveis por mais de 15 milhões de consultas médicas ao ano. Ainda que em 90% das causas, esses sinais decorrem de causas benignas, o câncer de mama é sempre uma preocupação.
Antes de mais nada, o mastologista verifica a história do paciente, através da anamnese realizada em consulta, para saber: a duração dos sintomas; a relação dos sintomas com as menstruações e gestação; a presença e tipo de dor, secreções e alterações na pele; o uso de fármacos, incluindo hormonioterapia; a história pessoal e familiar de câncer de mama; e a data e resultados da última mamografia.
Além disso, o profissional ainda faz um exame da mama, avaliando-a quanto a assimetria na forma, inversão (retração) nos mamilos, saliências e ondulações cutâneas.
Alguns sinais de alerta incluem:
- Uma massa que parece distintamente diferente de outro tecido mamário;
- Uma massa que adere à pele ou parede torácica;
- Uma massa persistente;
- Edema mamário persistente;
- Aspecto em casca de laranja;
- Pele escamosa em torno do mamilo;
- Mudanças na forma da mama;
- Alterações no mamilo;
- Secreção unilateral do mamilo, especialmente se estiver sangrando.
Para diagnosticar corretamente qualquer tipo de doença da mama, o mastologista deve indicar a realização de alguns exames. Veja abaixo quais são eles.
Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF)
A punção aspirativa por agulha fina (PAAF) é um tipo de biópsia realizada com uma pequena agulha (calibre 21 a 25) para obter amostras de tecido e líquido a partir de lesões sólidas ou císticas.
O procedimento dispensa anestesia, podendo o paciente retomar às suas atividades logo após o exame.
Core Biópsia (biópsia por agulha grossa)
A Core Biópsia ou biópsia percutânea de fragmento mamário por agulha grossa é um procedimento que visa a retirada de uma pequena porção da mama para enviar o tecido a análise. O objetivo é conhecer o conteúdo da massa tecidual anormal, detectada em outros exames como a mamografia.
Considerado minimamente invasivo, o procedimento é feito através da pele, sem necessidade de anestesia geral.
Mamotomia (biópsia percutânea a vácuo)
A mamotomia ou biópsia mamária assistida a vácuo é um procedimento minimamente invasivo realizado através de uma sonda com lâmina de precisão e um dispositivo de vácuo controlado pelo cirurgião através de um sistema computadorizado.
Durante o exame, o especialista remove parcial ou completamente um nódulo ou imagem anormal na mama para o estudo anatomopatológico.
Ultrassonografia
A ultrassonografia é um exame que proporciona imagens da estrutura interna dos órgãos, e nesse caso, das mamas. Os principais objetivos são: detectar lesões da mama; distinguir cistos de nódulos sólidos; verificar o estado de próteses mamárias; promover mais informações sobre os nódulos; e avaliar a estrutura glandular e possíveis distúrbios e infecções.
O exame pode ser feito em um consultório médico, clínica ou hospital. Com a paciente deitada numa maca, o médico colocará um gel sobre a pele onde o transdutor será manipulado, que ajuda a conduzir as ondas sonoras. O tempo médio de realização é de 15 a 30 minutos.
Mamografia
A mamografia é o principal exame feito para detecção de câncer nas mamas. Ela é diferente da ultrassonografia, pois para obter as imagens é utilizado o raio-x.
As imagens são obtidas por meio de um mamógrafo, aparelho que aplica pequenas porções de raios-x para gerar radiografias das mamas.
Através desse exame é possível identificar microcalcificações (pequenos cristais de cálcio que se depositam em lugares diversos do corpo), assimetrias, nódulos ou lesões nas mamas, que não seriam possíveis de identificar com a simples palpação.
Punção Aspirativa por Agulha Fina
Tipo de biópsia realizada para obter amostras de tecido e líquido a partir de lesões sólidas ou císticas.
saiba maisCore Biópsia
(biópsia por agulha grossa)
Retirada de amostras de fragmentos mamários que não são palpáveis ou facilmente localizados pelo ultrassom.
saiba maisMamotomia
(biópsia percutânea a vácuo)
Tipo de biópsia de mama para identificar câncer, que pode ser realizada por ultrassonografia ou mamografia.
saiba maisUltrassonografia
Exame de imagem cuja finalidade é diagnosticar possíveis alterações nas mamas que não podem ser vistas a olho nu ou palpadas.
saiba maisMamografia
Exame capaz de detectar nódulos nos seios antes mesmo de eles serem palpáveis, colaborando para o diagnóstico precoce de câncer de mama.
saiba mais