HORARIO DE ATENDIMENTO: 2ª a 6ª, das 8h às 18h

Oncologia Clínica e Hematologia

Juntamente com a cirurgia oncológica e a rádio-oncologia (ou radioterapia), a Oncologia clínica compõem a tríade de especialidades fundamentais para o tratamento adequado do câncer. 

Já a hematologia trata-se da especialidade médica que estuda e trata doenças do sangue e de órgãos hematopoéticos, onde se formam as células do sangue. Assim, são estes especialistas responsáveis por pacientes com leucemia, linfomas e outras doenças malignas e benignas (coagulopatias e anemias adquiridas).

Dessa forma, surge a onco-hematologia ou Hematologia oncológica. É uma subespecialidade médica responsável por tratar de doenças e condições relacionadas ao sangue.

Vamos entender melhor cada especialidade?

Oncologia clínica

Em síntese, a oncologia clínica trata-se da especialidade médica que se dedica ao tratamento clínico de tumores malignos sólidos em adultos. Dessa forma, lida com todos os cânceres, com exceção daqueles de origem hematológica.

Assim, emprega vários tipos de tratamento para o câncer, também denominados na medicina de tratamentos antineoplásicos.

  • Quimioterapia: consiste na administração de medicamentos na veia (intravenosos), via oral (comprimidos) ou ainda por via intramuscular. Portanto, trata-se de um tratamento complexo, que deve ser inteiramente acompanhado, prescrito por um oncologista clínico capacitado.
  • Terapias alvo: abordagem moderna. Em suma, emprega o uso de medicamentos inteligentes que foram construídos para atacar exclusivamente a célula cancerígena. São fabricados com alta tecnologia.
  • Hormonioterapia: alguns tipos de câncer dependem do estímulo de hormônios normais do organismo para crescerem. O exemplo mais comum é o câncer de mama. Dessa forma, usa-se medicamentos específicos que manipulam a produção hormonal, fazendo com o câncer pare de crescer,
  • Imunoterapia: aqui, usa-se um medicamento que estimula o próprio sistema imunológico do paciente a reagir, se defender, atacar e destruir as células malignas.

Hematologia

O sangue, a medula óssea, os linfonodos, baço e os gânglios linfáticos são estudados na especialidade médica da hematologia. O sangue é essencial para a vida como um todo: transporta oxigênio, hormônios, nutrientes, células brancas, plaquetas e substâncias diversas para todo o corpo. 

Assim, é de responsabilidade do médico especialista em hematologia realizar o diagnóstico e o tratamento de condições que possam afetar o sangue e o local onde ele é formado. 

Certas condições sanguíneas, como a leucemia, por exemplo, necessitam de um transplante para devolver ao paciente sua qualidade de vida. Para tanto são realizados procedimentos médicos como o transplante de medula óssea.

Oncologia hematológica

Como dito anteriormente, a junção de ambas especialidades médicas gera a oncologia hematológica. Os médicos responsáveis podem realizar diversos exames, com o objetivo de obter um diagnóstico preciso e correto para pacientes com suspeita de câncer hematológico. 

Assim, dependendo da doença, o paciente pode ser tratado com procedimentos diversos; que incluem transfusões sanguíneas até transplantes de medula óssea.

Além disso, a abordagem foi uma das primeiras em incorporar genética para elucidar as bases moleculares do câncer. Isto permitiu grandes avanços, como o agrupamento de pacientes de acordo com seus perfis moleculares, associados a uma resposta terapêutica similar. 

Portanto, utiliza-se a presença de alterações genéticas para o diagnóstico, estratificação de risco, individualização terapêutica, definição de resposta e resistência a tratamentos alvo específicos.
Você ainda tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com a gente!

Blog

Quem já teve câncer de mama pode usar prótese de silicone?

A mama é uma das partes do corpo feminio que mais levantam a autoestima das mulheres. Por isso, ao sofrer com o câncer de mama, muitas mulheres...

saiba mais

3 motivos para realizar mamografia

Todo mundo já sabe que o exame de mamografia é um dos mais importantes que deve ser realizado pelas mulheres. Isto por conta da sua importância...

saiba mais

Mastologia cuida de quê?

Esta é uma especialidade da medicina responsável por cuidar da saúde da mulher, assim como o ginecologista.  No entanto, este...

saiba mais

Quando procurar um mastologista em Presidente Prudente?

Você sabe qual a atuação de um especialista em mastologia ou quando procurá-lo? Ou está em busca de um profissional de excelência na...

saiba mais