Medicina de Precisão
A medicina avançou muito nos últimos anos. A tecnologia trouxe avanços significativos para a área da saúde, com novas práticas de tratamento, equipamentos e diagnósticos. E uma das novidades do segmento é o conceito de medicina de precisão e medicina integrada.
Ambas práticas tem o objetivo de oferecer um tratamento mais eficiente e personalizado para os pacientes.
Dessa forma, para que tudo isto seja possível, realiza-se investigações clínicas detalhadas, com tratamentos que não procuram apenas a remissão da doença, mas a recuperação do paciente em sua forma total. E incluem-se aqui auto-estima, aproximando sempre o médico do seu paciente.
Vamos entender o conceito de cada um separadamente?
Medicina de precisão
A medicina de precisão trata-se de uma modalidade de tratamento personalizada. Em outras palavras, mais assertiva. Assim, além dos procedimentos e dados tradicionais utilizados para o diagnóstico de doenças, a medicina de precisão foca também no perfil genético do indivíduo. Ou seja, mais dados e informações permitem aos médicos tratamentos cada vez mais personalizados.
Mas como ela funciona na prática? Como dito anteriormente, o avanço da medicina permitiu um maior conhecimento das sequências genéticas de cada indivíduo, possibilitando seu uso na prevenção e tratamento médico. Dessa forma, as análises envolvem conhecimento do genoma e suas interações com o ambiente: microbioma, lipidoma, metaboloma, entre outros.
Por fim, a medicina de precisão traz diversas vantagens. Além do atendimento personalizado, diminui os riscos de erro durante qualquer tratamento.
Medicina integrada
Em suma, define-se medicina integrada como uma prática médica que se preocupa em oferecer um tratamento, que não se preocupa com a doença, mas do paciente como um todo. Assim, a relação do médico e paciente é extremamente importante!
Em outras palavras, pode-se dizer que diferente do ponto de vista da medicina tradicional, a medicina integrativa vai além, incluindo também as partes emocionais, sociais, mentais e espirituais.
Assim, pensando na individualidade de cada indivíduo, o plano de tratamento é totalmente desenvolvido para cada paciente. Ou seja, ele deixa de ser apenas um recebedor de medicamentos e torna-se o principal agente para a recuperação da saúde.
Dessa forma, ela baseia-se em conhecimento proporcionados pelos profissionais de saúde, com um objetivo de oferecer um atendimento humanizado, que age na cura da saúde, prevenção das mesmas e promoção da saúde.
Entre as vantagens oferecida por essa prática são:
- Melhora na relação entre o médico e paciente;
- Prevenção de doenças;
- Aumento da qualidade de vida.
Clínicas com medicina de precisão e medicina integrada
Quando você partir para escolha de uma clínica para seu tratamento, escolha as que utilizam a medicina de precisão e medicina integrada. Mas como reconhecer uma delas? Clínicas que possuem essas características tem como pontos principais:
- Equipe multidisciplinar;
- Equipamentos de qualidade;
- Estrutura personalizada;
- Inovações tecnológicas constantes.
O Dr. Giuliano Tosello atua dentro do InCOP – Instituto do Câncer do Oeste Paulista, que foi fundado em 2001, por um conjunto de sócios com o objetivo de oferecer atendimento de excelência em Oncologia.
O InCOP conta com uma equipe multiprofissional da mais alta qualidade e com bastante experiência na área, e que seguem a mesma linha de ofertar atendimento humanizado, prestando seus serviços com a mais absoluta dedicação.