HORARIO DE ATENDIMENTO: 2ª a 6ª, das 8h às 18h

Diagnósticos por Imagem da Mama

Primordialmente, seria de extrema importância que todo câncer de mama fosse detectado por diagnóstico por imagem da mama. Você sabe porque? 

O câncer, antes de tudo, é uma doença diagnosticamente curável. Existe, é claro, aqueles que têm seu diagnóstico feito pelo toque, com o autoexame. Contudo, ele não substitui, de modo algum, qualquer exame por imagem. 

Com esses exames, o médico pode detectar a doença antes dela ser clínica, palpável. Isto evita métodos invasivos e contribui para a recuperação rápida e qualidade de vida da mulher.

Além disso, como sabemos,o câncer não tem causa única. Geralmente, associa-se a vários fatores genéticos e comportamentais. Um dos fatores de risco mais importante, e que sempre deve ser levado em conta, é a idade. 

Dessa forma, em pacientes onde o estado clínico é normal, é ideal que os exames comecem a partir dos 35/40 anos. Já em pacientes com histórico familiar de câncer na família e outras causas genéticas, o acompanhamento deve começar aos 25 anos.

Mas afinal, você conhece os métodos de imagens utilizados no diagnóstico de anormalidades nas mamas?

Exames de imagem

Assim, para o diagnóstico do câncer de mama, além do exame clínico realizado pelo médico, a mamografia é um dos mais importantes. Ultrassonografia e ressonância magnética são outras tecnologias que contribuem para a detecção da doença.

O Dr. Giuliano Tosello atua dentro do InCOP – Instituto do Câncer do Oeste Paulista, que foi fundado em 2001, por um conjunto de sócios com o objetivo de oferecer atendimento de excelência em Oncologia.Todos os profissionais que trabalham nesta clínica possuem um desejo em comum, que é o de fazer sempre o melhor por nossos pacientes. 

O InCOP conta com uma equipe multidisciplinar da mais alta qualidade e com bastante experiência na área, inclusive em diagnósticos por imagem, e que seguem a mesma linha de ofertar atendimento humanizado, prestando seus serviços com a mais absoluta dedicação.

Assim, entre os principais exames de imagem, temos o seguinte:

Mamografia

Atualmente, trata-se do principal método para o diagnóstico do câncer de mama, sendo inteiramente capaz de detectar os primeiros sinais da doença, além disso, é o método mais usado para rastreamento e detecção precoce do câncer de mama no mundo inteiro. 

Ao longo dos anos, tem se mostrado capaz de diminuir os índices de mortalidade associados à doença, uma vez que demonstra eficiência em identificar a doença em estágios iniciais.

Como dito anteriormente, deve ser realizado por mulheres anualmente a partir dos 40 anos. Em casos de doenças hereditárias e fatores de risco, deve ser feito mais cedo, conforme orientação médica.

Como funciona

Exame radiológico com baixa radiação, a mamografia gera imagens detalhadas, com alta resolução das estruturas internas das mamas. Leva aproximadamente 15 minutos e o preparo para sua realização é simples! Pode gerar desconforto, mas sem machucar.

Ultrassonografia

Em suma, usa-se como complemento para a mamografia. Indica-se principalmente para as mulheres com mamas mais densas ou para averiguar a existência de cistos e nódulos, por apresentar melhor resolução que a mamografia. Além disso, emprega-se também na avaliação das assimetrias encontradas nas mamas. Contudo, vale ressaltar: a ultrassonografia não substitui a mamografia.

Ressonância Magnética

A princípio, constitui-se de outra tecnologia para avaliar mamas mais densas. Utiliza-se para avaliar a extensão no tumor das pacientes diagnosticadas com a doença, bem como ajudar no planejamento do procedimento cirúrgico, pois ajuda identificar se existem outras áreas da mama atingidas. 

Não recomendado para pacientes assintomáticos, mas tem grande valor para pacientes com histórico familiar e outros fatores de risco.

Ultrassom da mama

Outro exame que também proporciona imagens da estrutura interna dos órgãos e detecta lesões na mama, distingue cistos de nódulos, verifica estado de próteses e avalia e estrutura glandular, além de possíveis distúrbios e infecções. Complementa-se com a mamografia. Apresenta a diferença de não utilização de radiação.

Mamografia Bilateral

Procedimento muito usado para triagem, para identificar se existe algum tipo de problema no tecido das mamas. Realiza-se nas duas mamas da mulher com aparelhos de raio x, que reproduzem a imagem de cada uma das mamas.

Ecografia Mamária

Especial para o estudo do tecido mamário, e geralmente solicita-se como complemento para a mamografia. Dessa forma, é capaz de detectar pequenas lesões, até mesmo cânceres, que outros exames não conseguiram detectar. A paciente é colocada deitada sobre uma maca, próxima ao médico, e um gel é aplicado sobre o local a ser analisado.

Mamografia Digital

Trata-se de uma radiografia das mamas, e assim como a convencional, sua versão digital realiza-se por meio de um aparelho de raio x. 

A diferença é que depois da exposição da mama, o aparelho digital transforma a radiação em um sinal elétrico e o envia para o computador. Na convencional, os resultados dependem de relevação de um filme, o que exige aplicação de produtos químicos.

Vantagens do exame por imagem

Entre as vantagens já mencionadas, podemos mencionar outras, das quais:

  • São procedimentos não invasivos; alguns com desconforto, porém sem machucar a mama;
  • Tem alta precisão de diagnóstico;
  • São indolores;
  • A paciente retorna às suas atividades no mesmo dia, sem necessidade alguma de internação!

Você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a gente!

Blog

Quem já teve câncer de mama pode usar prótese de silicone?

A mama é uma das partes do corpo feminio que mais levantam a autoestima das mulheres. Por isso, ao sofrer com o câncer de mama, muitas mulheres...

saiba mais

3 motivos para realizar mamografia

Todo mundo já sabe que o exame de mamografia é um dos mais importantes que deve ser realizado pelas mulheres. Isto por conta da sua importância...

saiba mais

Mastologia cuida de quê?

Esta é uma especialidade da medicina responsável por cuidar da saúde da mulher, assim como o ginecologista.  No entanto, este...

saiba mais

Quando procurar um mastologista em Presidente Prudente?

Você sabe qual a atuação de um especialista em mastologia ou quando procurá-lo? Ou está em busca de um profissional de excelência na...

saiba mais