Quem já teve câncer de mama pode usar prótese de silicone?
Dr. Giuliano Tosello Mastologista que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mamaA mama é uma das partes do corpo feminio que mais levantam a autoestima das mulheres. Por isso, ao sofrer com o câncer de mama, muitas mulheres ficam desanimadas.
No entanto, com o avanço da ciência, hoje em dia existe a possibilidade de reconstrução mamária. Dessa forma, passa a existir a pergunta: “quem já teve câncer de mama pode usar prótese de silicone?”. Sendo assim, é sobre isso que iremos tratar neste texto.
Qual é a relação entre o câncer de mama e o silicone?
Uma das perguntas mais comuns entre as mulheres que já superaram o câncer de mama após a retirada desta parte do corpo é quanto ao aumento do risco de um novo câncer se haver o implante do silicone.
No entanto, há alguns anos, estudos revelam que não existe relação alguma entre o câncer de mama com o implante mamário. Porém, já houve casos em que o silicone texturizado provocou câncer nas células linfáticas dos seios. E, diferente do câncer de mama mais comum, o linfático tem maior chance de cura.
Sendo assim, o procedimento do implante mamário é considerado seguro. Além disso, outras perguntas também são comum, por exemplo:
O silicone atrapalha o exame de mamografia?
De certa forma sim. Pois, devido a prótese de silicone, a paciente deverá adequar a posição dos seios para que o mamógrafo realize o exame de forma eficaz. Senão, o próprio médico poderá modificar a posição do equipamento.
Porém, bem ao contrário do que o senso comum pensa, o implante em nada impossibilita a realização do exame. Ou seja, a mamografia é tão eficaz em quem usa silicone quanto em quem não usa.
Tive câncer de mama, posso fazer implante de silicone?
Sim, mesmo tendo o câncer de mama é totalmente possível que se realize o implante de silicone. E isso independe se houve a retirada parcial ou total da mama. Desse modo, é possível até que haja cirurgia com um fim de reparar o seio feminino.
Quais são os cuidados que devo tomar após o implante das próteses mamárias?
Após o procedimento do implante, então, deve-se ter um ótimo cuidado pós-operatório. Assim, é muito importante que o paciente tenha um acompanhamento contínuo com o seu médico.
Um dos pontos mais importantes, por exemplo, é que se identifique um possível aparecimento de inchaço no local do implante. Uma vez que isso é comum quando ocorre o acúmulo de líquido ao redor da prótese.
Sendo assim, se você tem mais dúvidas sobre o assunto, quer se consultar com quem atende com excelência, experiência e de forma humanizada, então, entre em contato agora com o Dr. Giuliano Tosello.
O Dr. Giuliano é um especialista em mastologia, oncologia e diagnóstico por meio de imagem da mama. Não perca tempo, agende sua consulta, tire suas dúvidas e marque seu exame com que mais entende da saúde dos seios femininos.
INFORMAÇÕES DO AUTOR:
Dr. Giuliano Tosello Mastologista que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mamaGraduado em Medicina pela PUC Campinas.
Residência médica em Ginecologia e Obstetrícia e em Mastologia - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP-SP
Doutorado em Saúde Baseada em Evidências pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP.
Registro CRM-SP o nº 105484.