HORARIO DE ATENDIMENTO: 2ª a 6ª, das 8h às 18h

3 motivos para realizar mamografia

Dr. Giuliano Tosello Mastologista que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama

Todo mundo já sabe que o exame de mamografia é um dos mais importantes que deve ser realizado pelas mulheres. Isto por conta da sua importância na identificação de um possível câncer de mama que se apresenta como sendo um dos mais mata mulheres no Brasil.

Por isso, entender bem do que se trata, quando se deve fazer e até os motivos para que as mulheres se submetam, então, se torna ainda mais importante. Sendo assim, confira todas as informações que dispomos logo a seguir.

O que é a mamografia?

A mamografia é um dos exames mais importantes e precisos que deve ser feito com o fim de identificar o câncer de mama nas mulheres. O exame é feito por meio do mamógrafo, que é usado para capturar imagens do seio, ou seja, um procedimento não invasivo.

Vale ressaltar que o aparelho usado para a realização do exame se assemelha com o de um raio-x comum. No entanto, como o fim é diferente, logo, a projeção é voltada para a anatomia do seio feminino.

Além disso, é comum que, a partir da identificação do câncer, então, o médico queira confirmar a suspeita por meio de uma biópsia. Assim, para que se tenha mais certeza do caso.

Como é feito o exame e quando deve ser feita a mamografia?

O aparelho do mamógrafo é constituído de duas placas que, ao se encontrarem, pressionam o seio por poucos segundos. Assim, as imagens registradas saem em uma chapa.

Além disso, em se tratando do período em que a mamografia deve ser feita, de acordo com o Ministério da Saúde, as mulheres com 50 a 69 anos de idade devem realizar o exame a cada 2 anos.

Motivos para realizar a mamografia

Embora seja gritante a importância de realizar a mamografia, no entanto, cabe ressaltar ainda mais os motivos para que você, mulher, que possui a idade indicada, se atentar. Confira 3 motivos para realizar a mamografia.

Maior chance de cura

Quanto mais cedo é realizada a identificação do câncer de mama, maiores são as chances de cura, podendo ser próximas a 100%. Por isso, não se atrasar para se submeter ao exame pode ser mais benéfico do que se pensa.

Cirurgias menos invasivas

Quando se descobre o câncer de mama bem no início, a necessidade de realizar a cirurgia para a sua retirada é menor. Isto é, a capacidade de preservar parte da mama é maior do que quando se tem o diagnóstico do câncer em fase avançada.

Diminuição da chance do óbito

Assim como o câncer de próstata mata mais homens, o de mama é o responsável por levar mais mulheres à morte. Por conta disso, um diagnóstico mais cedo pode fazer com que a chance do óbito seja reduzida drasticamente.

Sendo assim, estando dentro da faixa etária indicada para se submeter à mamografia, procure um profissional especialista no assunto a fim de evitar erros médicos.

Por isso, agende sua consulta com o Dr. Giuliano Tosello, com quem você terá um atendimento humanizado, de respeito e excelência.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Giuliano Tosello Mastologista que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama

Graduado em Medicina pela PUC Campinas.
Residência médica em Ginecologia e Obstetrícia e em Mastologia - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP-SP

Doutorado em Saúde Baseada em Evidências pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP.
Registro CRM-SP o nº 105484.