HORARIO DE ATENDIMENTO: 2ª a 6ª, das 8h às 18h

O que é mamotomia e quando deve ser feita?

Dr. Giuliano Tosello Mastologista que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama

Assim como o câncer de próstata atinge muitos homens, o câncer de mama atinge muitas mulheres todos os anos. Por isso, em ambos os casos, o melhor a se fazer é a realização de exames médicos recorrentes, como a mamotomia no caso das mulheres, com o fim de prevenir.

Além disso, entender bem qual é a importância dos exames preventivos pode fazer com que você se sinta mais encorajado(a) para realizá-los. Portanto, com o intuito de te ajudar a compreender o universo dos exames de mama, então, criamos este artigo exclusivo para você.

O que é o exame de mamotomia?

Este exame nada mais é do que uma espécie de biópsia que se realiza com o objetivo de diagnosticar o câncer de mama. O procedimento é simples, não se faz necessário a internação da paciente e pode ser feito em um ambulatório. Os tipos de meios usados são:

  • Ultrassonografia;
  • Mamografia/estereotaxia;
  • Ressonância magnética.

Vale ressaltar que, estes meios, como a ultrassonografia e a mamografia estereotáxica apenas irão servir de guia para a mamotomia. Uma vez que este exame usa um conjunto de agulhas de grosso calibre, uma dentro da outra, para obter fragmentos do tecido.

Dessa maneira, as agulhas ficam unidas a um dispositivo que fará o acionamento da movimentação da agulha. E, por fim, fazendo um corte para a produção do vácuo. Mas, para entender melhor como se realiza o procedimento, confira o tópico abaixo.

Como é feito o procedimento?

Assim como foi dito, o meio usado pode ser a Ultrassonografia, mamografia/estereotaxia ou a ressonância magnética. Por sua vez, fazendo a identificação do local suspeito, então, aplica um anestésico e executa um pequeno corte e introduz a agulha da mamotomia.

Logo depois da incisão, então, ocorre a retirada dos fragmentos da mama ao ligar o sistema de vácuo, bem como o sistema de corte da agulha da mamotomia. Por fim, o profissional comprime a área onde foi feito o exame a fim de evitar maiores sangramentos.

Quando a mamotomia é indicada?

Há alguns momentos ou situações específicas em que o médico pode fornecer a indicação da realização do exame de mamotomia para você que é paciente dele. Dessa forma, as situações são as seguintes:

  • Observação de irregularidades na mamografia;
  • Diagnóstico de lesões suspeitas;
  • Lesões com probabilidades de serem benignas.

Lembrando que o exame de mama deve ser feito por todas as mulheres que têm idade superior a 40 anos, pelo período anual. Uma vez que, quanto antes for diagnosticado o câncer de mama, logo, haverá mais chances de realizar o tratamento com eficiência.

Portanto, para que o diagnóstico seja preciso, seguro e com excelência se exige um profissional de excelência e como especialidade em mastologia como o Dr. Giuliano Tosello. Um mastologista, bem como um ginecologista, cuida da saúde da mulher, porém voltado para as mamas femininas.

Com especialidade além da mastologia, como oncologia e diagnósticos por imagem da mama, o Dr. Giuliano Tosello é perfeito para você. Agende sua consulta agora mesmo e confira a taxas para a prestação dos serviços.

INFORMAÇÕES DO AUTOR:

Dr. Giuliano Tosello Mastologista que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama

Graduado em Medicina pela PUC Campinas.
Residência médica em Ginecologia e Obstetrícia e em Mastologia - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP-SP

Doutorado em Saúde Baseada em Evidências pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP.
Registro CRM-SP o nº 105484.