HORARIO DE ATENDIMENTO: 2ª a 6ª, das 8h às 18h

Mamografia

O exame de mamografia é um exame de imagem (via raio-x de baixa dosagem) que tem como objetivo identificar anomalias nas mamas, podendo ser indicado para mulheres e homens, uma vez que o câncer de mama pode atingir ambos os sexos.

Nódulos, assimetrias e outros tipos de alterações nas mamas que indiquem outras doenças, além do câncer, também podem ser visualizadas pelas imagens de mamografia, que normalmente são solicitadas por um mastologista, especialista em glândulas mamárias.

O médico mastologista é um estudioso perpétuo de tudo o que se relaciona às mamas femininas e masculinas, responsável por avaliar clinicamente, solicitar exames específicos, diagnosticar, tratar e, em casos de mastectomia (retirada da mama), reabilitar pacientes que passaram por tal procedimento.

O exame de mamografia com foco no diagnóstico de tumores nas mamas surgiu em meados de 1950, onde o aparelho de radiografia foi adaptado ao órgão, tornando-se então, um aparelho específico para esse tipo de exame.

Mamografia

Exame de Mamografia

O exame de mamografia é feito em uma máquina chamada de mamógrafo, que consiste em comprimir o seio para que o tecido mamário fique bem espaçado, o que permite a visualização nítida da mama por um todo.

A técnica é o diferencial que ajuda na identificação das anomalias na região com grande precisão, e que ainda diminui a necessidade da paciente ter de se movimentar para que mais imagens fossem feitas, durante o exame.

As mamas densas, característica comum em mulheres jovens, costumam precisar de exames complementares para identificar possíveis doenças, já que na mamografia não é o exame mais apropriado para essa condição.

Entretanto, o médico mastologista, antes de solicitá-lo, fará uma avaliação clínica que considera as características físicas das mamas, além de possíveis queixas da paciente, que possibilitam complementar com outros testes como a ultrassonografia.

A ultrassonografia é um exame de imagem em que não se utiliza radiação, sendo mais seguro especialmente para as gestantes e mais indicado para pacientes mais jovens, em que complementa a mamografia para um diagnóstico assertivo.

Atualmente, existe a mamografia computadorizada, que disponibiliza a imagem de forma digital, e a mamografia 3D, essa última considerada um grande avanço que tem como exclusividade o tempo de compressão da mama para o exame, além de detectar os tumores até 34% a mais que a mamografia tradicional.

Quando fazer mamografia?

Segundo o Ministério da Saúde, a partir dos 50 anos a mamografia é solicitada como exame de rotina (em conjunto a outros exames respectivos à saúde da mulher) e prevenção ao câncer de mama, entretanto, a mamografia de rastreamento pode ser solicitada, em casos de histórico familiar, onde um acompanhamento precoce é mais indicado.

Em mulheres jovens, que apresentam algum sintoma ou desconforto nas mamas, onde o exame de ultrassonografia não seja o suficiente, o médico pode solicitar a mamografia, quando o risco à vida e a saúde da mulher podem estar em risco.

Doenças mamárias

Além do câncer de mama, há outras doenças mamárias que precisam de diagnóstico assertivo e tratamento adequado, onde a mamografia possui um papel importante.

Logo, o mastologista também pode auxiliar na identificação de distúrbios mamários como:

  • Infecções, lesões e cistos;
  • Ginecomastia (crescimento anormal do tecido mamário em homens);
  • Fibroadenomas (caroços sólidos, lisos, firmes de ordem benigna);
  • Necrose adiposa (nódulos firmes, redondos e indolores “gordurosos e não cancerígenos”);
  • Adenose esclerosante (crescimento excessivo dos tecidos mamários);
  • Doença fibrocística ou seios fibróides (alterações mamárias que causam textura irregular ou granulosa);
  • Mastalgia (sensibilidade excessiva nas mamas).

Portanto, homens e mulheres, desde a fase da adolescência até idade adulta precisam ter a consciência de que qualquer aparência anormal ou sensação desconfortável nas mamas é fundamental buscar orientação médica, afinal, as chances de tratamento são melhores no início e que permite ao paciente levar uma vida normal e com mais qualidade de vida.

A mamografia causa dor?

A dor é algo que varia muito de paciente para paciente, entretanto, ela existe, mas não é insuportável a ponto de haver desistência do exame.

O que é possível é minimizar a sensação de dor, realizando o exame de mamografia após o período menstrual, e nos casos da presença de cistos mamários serem identificados em uma ultrassonografia, pode-se realizar o esvaziamento dessas bolsas, posteriormente administrar alguns medicamentos antiinflamatorios, para então fazer o procedimento.

Concluindo, cuidar da saúde inclui a visita de rotina a médicos especialistas, e tratando-se da prevenção e detecção precoce de doenças nas mamas, contar com um mastologista de confiança é o primeiro passo para a longevidade.

Blog

Quem já teve câncer de mama pode usar prótese de silicone?

A mama é uma das partes do corpo feminio que mais levantam a autoestima das mulheres. Por isso, ao sofrer com o câncer de mama, muitas mulheres...

saiba mais

3 motivos para realizar mamografia

Todo mundo já sabe que o exame de mamografia é um dos mais importantes que deve ser realizado pelas mulheres. Isto por conta da sua importância...

saiba mais

Mastologia cuida de quê?

Esta é uma especialidade da medicina responsável por cuidar da saúde da mulher, assim como o ginecologista.  No entanto, este...

saiba mais

Quando procurar um mastologista em Presidente Prudente?

Você sabe qual a atuação de um especialista em mastologia ou quando procurá-lo? Ou está em busca de um profissional de excelência na...

saiba mais