Ultrassonografia
A ultrassonografia é um tipo de exame que usa ondas sonoras de alta frequência capazes de criar imagens do interior do corpo, em que seu uso é indicado para mulheres gestantes e jovens com suspeita de doenças mamárias, dentre elas o câncer de mama.
O exame de ultrassom, chamado também de ultrassonografia ou ecografia, é seguro porque usa ondas sonoras ou ecos para fazer uma imagem, em vez de radiação.
A ultrassonografia é amplamente utilizada por várias especialidades médicas, com o objetivo de detectar problemas no fígado, coração, rim ou abdômen, por exemplo.
Para as mulheres, exames de ultrassonografia são parte da rotina, desde o momento que menstruam ou que iniciam a vida sexual, a fim de garantir a saúde e as chances de fertilidade.
Quando a ultrassonografia das mamas é indicada?
Na clínica Dr. Giuliano Tosello, os médicos da equipe multidisciplinar atuam de forma conjunta, sempre que necessário para buscar diagnósticos precisos, que permitam indicar o tratamento mais eficaz. E a ultrassonografia faz parte desse procedimento, em casos específicos como:
- Pacientes com alto risco de câncer de mama e que não podem se submeter a um exame de ressonância magnética;
- Gestantes e casos que mulheres não podem ser expostas a radiação, como a mamografia;
- Pacientes com alta densidade mamária, em que a mamografia não é o exame mais adequado a esse tipo de característica.
Seja para exames de rotina ou exame de rastreamento de tumores, a ultrassonografia é um exame que reúne vantagens por sua segurança, precisão em imagens de tecidos moles que não costumam aparecer em raios-x, além de ser um procedimento minimamente invasivo.
Além disso, a ultrassonografia, por fornecer imagens em tempo real, é usada como ferramenta de apoio durante procedimentos como biópsia e aspiração de fluidos
O que o Ultrassom pode detectar?
No que diz respeito à suspeitas médicas, a ultrassonografia é indicada para:
- Detectar lesões da mama;
- Distinguir cistos de nódulos sólidos;
- Verificar o estado de próteses mamárias;
- Promover mais informações sobre os nódulos;
- Avaliar a estrutura glandular e possíveis distúrbios e infecções nas mamas.
Assim sendo, a ultrassonografia contribui para identificar anormalidades que possam ter sido encontradas durante um exame físico, ou ainda, em uma mamografia ou ressonância magnética de mama, atuando de forma complementar para o diagnóstico.
Inclusive, o ultrassom é indicado pelos médicos para mulheres com menos de 30 anos, uma vez que ele costuma ser o suficiente para determinar se uma área de preocupação precisa de uma biópsia ou não.
Já em mulheres acima dos 30 anos de idade, a mamografia pode ser considerada necessária, juntamente com a ultrassonografia.
Como é feita a ultrassonografia?
Este procedimento requer pouca ou nenhuma preparação especial, o que facilita a ida ao exame, sendo que o aconselhamento mais importante é ir após o período menstrual, para evitar o desconforto decorrente da sensibilidade.
Pede-se, também, que evite desodorante, talcos, cremes e perfumes nas áreas das mamas e axilas, pois podem comprometer as imagens, contudo, a duração do exame leva em torno de 20 a 30 minutos, e que por sua simplicidade a pessoa pode retornar às suas atividades normais.
A ultrassonografia é realizada por um técnico ultrassonografista, mas as imagens são interpretadas pelo mastologista ou médico que solicitou o exame.
Então, o ultrassonografista manipula uma ferramenta chamada de transdutor, um tipo de dispositivo portátil que fica em contato com um gel condutor, que é colocado sob a pele do paciente.
O gel é um composto importante para a captação de imagens do ultrassom, pois ele é o responsável por conduzir as ondas sonoras ao transdutor, o que seria impossível obter somente com o contato do dispositivo na pele.
As ondas de ultrassom se definem pelo som que viaja através dos tecidos moles e fluidos e retorna, em superfícies mais densas, criando assim, a imagem em que geralmente são captadas pelas ondas entre 2 e 18 megahertz.
A saber, o exame de ultrassom não apresenta efeitos colaterais nem riscos ao paciente, o que reforça sua importância e diferencial na medicina diagnóstica, quando comparado a outros exames que nem todos os pacientes podem realizar.
Por fim, o resultado do ultrassom, pode ser emitido logo após o procedimento ou dentre alguns dias, a depender do local em que é feito.