Equipe Multiprofissional
A OMS (Organização Mundial da Saúde) estimou, em sua última publicação e atualização de dados (2018), 18 milhões de novos casos de câncer em todo o mundo. Prevê ainda um possível aumento de 60% nos casos de câncer nas próximas duas décadas. Dados como esse configuram a doença como um uma questão emergente na saúde pública mundial.
Assim, o câncer apresenta a necessidade de um tratamento especializado, que garante segurança, eficácia e abordagem centrada no paciente. E isto é possível graças a uma equipe multiprofissional.
Cada paciente apresenta condições diferentes. Além disso, o tratamento oncológico envolve etapas diversas e para cada uma delas existe um profissional para oferecer o melhor atendimento.
Dessa forma, desde o diagnóstico, tratamento e acompanhamento, os profissionais envolvidos aliam seus conhecimentos para ter mais eficiência e conseguir resultados cada vez mais positivos.
Por que uma abordagem multidisciplinar?
Mesmo com seus anos de experiência, é praticamente impossível que este profissional trabalhe sozinho. Além dele, existem outros profissionais envolvidos, que se dedicam a ajudar de outras formas, como o nutricionista, já que uma alimentação equilibrada é primordial em qualquer tratamento médico.
Assim, para determinar um plano de tratamento, torna-se necessário saber tudo a respeito do paciente. E cada área exige uma área de conhecimento. Ou seja, uma equipe multiprofissional!
Importância de uma equipe multiprofissional
Como dito anteriormente, todos os detalhes devem ser considerados quando se trata de um tratamento oncológico. Dessa forma, a eficácia do tratamento está ligada às condições do paciente e do próprio tumor, além do planejamento e análise de toda equipe. Cada profissional torna-se essencial para sucesso no tratamento, e seu papel não pode ser substituído.
Além disso, existem profissionais de apoio, como psicólogos, equipes de terapia, odontologista, assistente social, entre outros. Entre algumas especialidades que estão envolvidas, temos:
- Médico oncologista: avalia as condições do tumor e saúde do paciente, indicando o tratamento mais adequado e acompanhando a evolução do tratamento. Em suma: responsabiliza-se em determinar o rumo geral do tratamento.
- Enfermeiro oncológico: em geral, é responsável pela administração e aplicação do tratamento. Assim, acompanha os procedimentos, colhe informações acerca de efeitos colaterais, avalia suas queixas e orienta sobre a doença.
- Nutricionista: primordialmente, a alimentação é a base para todo o tratamento médico. Dessa forma, o nutricionista tem um papel importante para equipe multidisciplinar no tratamento do câncer.
- Equipe radioterápica: em caso de radioterapia, existem cerca de 10 profissionais exclusivamente dedicados à radioterapia dentro da equipe. Assim, alguns analisam exames, outros determinam a dose e intensidade do feixe de radiação.
- Farmacêutico: trata-se de um especialista em medicamentos e sua relação dentro do organismo do paciente. Ele avalia a quantidade de um fármaco, sua composição, seus efeitos sobre o paciente, fornecedores e reações adversas.
O Dr. Giuliano Tosello atua dentro do InCOP – Instituto do Câncer do Oeste Paulista, que foi fundado em 2001, por um conjunto de sócios com o objetivo de oferecer atendimento de excelência em Oncologia.Portanto, todos os profissionais que trabalham nesta clínica possuem um desejo em comum, que é o de fazer sempre o melhor pelos pacientes.
O InCOP conta com uma equipe multiprofissional da mais alta qualidade e com bastante experiência na área, e que seguem a mesma linha de ofertar atendimento humanizado, prestando seus serviços com a mais absoluta dedicação.
Você precisa saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a gente!